Conteúdo dos Módulos

Programa Um Computador por Aluno – PROUCA
O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA iniciativa do Governo Federal, por meio da distribuição de um computador portátil (laptop) para cada educando da educação básica das escolas públicas brasileiras, dentre essas, as unidades escolares (estaduais e municipais) do Estado de Goiás, que se constitui em um aparato tecnológico eficaz à inclusão digital e à promoção do uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação, propiciando a intensificação ao acesso universal à informação, à inclusão social e digital, bem como a disponibilização de um processo ensino-aprendizagem dinâmico, dialógico e contextual.
Nessa perspectiva, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Anápolis sente-se honrado em fazer parte do processo de implantação desse Programa, por meio da formação técnica e pedagógica dos professores que atuam nas escolas jurisdicionadas a Subsecretaria Educação de Anápolis e as Secretarias Municipais das cidades circunvizinhas selecionadas pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Picture Captions [Caption.iT - Face in Hole]

UCA

Projeto Uca – Um Computador por Aluno
O Programa é um projeto educacional que utiliza tecnologia e permite a inclusão digital. Tem como objetivo fornecer às crianças de todo o mundo novas oportunidades de explorar, de experimentar e de se expressar. Também é declarado que o objetivo principal do projeto é o de desenvolver, produzir e distribuir computadores portáteis que permita que todas as crianças do mundo tenham acesso ao conhecimento e às modernas formas de educação.
As escolas contempladas pelo Projeto UCA serão adaptadas para receber os equipamentos. O Projeto é uma parceria do Governo Federal, Ministério de Educação e Cultura - MEC, que por sua vez fornece os computadores e a instalação de rede sem fio (Wireless), cabendo a Secretaria da Educação, conjuntamente com os demais parceiros, Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Ensino a Distância, Pontifícia Universidade Católica de SP e Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual e Municipal, a capacitação de Gestores e Professores da rede pública de ensino, para que os mesmos possam utilizar os equipamentos de forma eficiente.
Os equipamentos serão usados em sala de acordo com a temática das aulas e as atividades didáticas desenvolvidas.

Recursos do Lap Top

Configuração do PC

CLASSMATE - ESPECIFICAÇÕES SUPORTE

Processador Intel® Atom™ 1.6 GHz

Cache 512K L2

Memória RAM 512 MB DDR2

Flash Disk 4 GB

Sistema Operacional Linux® Metasys

Chipset Intel® 945 GSE / ICH7-M

Áudio Realtek ALC662 (Azalia)

Rede 10/100 Mbps

Rede sem fio Wireless LAN 802.11 b/g

Entradas USB 2 (Duas)

Tela LCD 7"

Teclado À prova d'água e com teclas de atalho

Touch Pad Tradicional com 2 botões

Bateria Li-Ion 4 Células

Acessórios Sistema Anti-furto TPM Trusted Platform Module 1.2

Sistema de monitoramento

Capa para proteção

Alça para transporte

Portas Saída para fone de ouvido

RJ-45 (Rede)

Entrada para microfone

Saída de Áudio

Softwares Inclusos Solução Metasys:

Parental Control

School Server

Monitor Server

Garantia 1 ano

Momento de Apresentação do Prouca Anápolis

Reunião para Apresentação do Projeto UCA Equipe NTE Anápolis- GO No dia 25 de Janeiro de 2011, as professoras formadoras responsáveis pelo Projeto UCA, Sâmua Kelvia Borges da Silva e Rossani Duarte Afonso Teixeira, apresentaram à Equipe NTE o Projeto UCA – Um Computador por Aluno. Na ocasião, houve uma discussão sobre a importância do Projeto para as Escolas, em seguida foi feita uma apresentação no editor de slides, um vídeo mostrando os recursos e configuração dos laptops. Em seguida foi mostrado como ocorreu em o 1º e 2º momento de capacitação para professores formadores dos NTEs em Goiânia e como foi realizado o 1º Encontro Presencial de Apresentação do Projeto UCA na cidade de Ouro Verde – GO. Estavam presentes nesta reunião:

Coordenadoras e Professores Formadores

Josáfat Batista de Pina

Marília Soares Pereira Nunes

Telma Lopes Capeli

Izildinha Aparecida Almeida Porto

Clores Dias Araújo

Margareth Morais Moreira

Marilene Morais Mota Marques

Vera Lúcia Cardoso de Oliveira

Vilma Barbosa

Fabiana Valle Coutinho

Katherine Nascimento Seixas

Sizeny Narciso de Moraes

Wilson Barbosa Alves

Lucenda Lourenço Pimenta

Luiza Alves da Costa

Ivoneide Maria de Almeida Bertelle

Christiane Ribeiro de Andrade

Capacitação das Professoras Formadoras Projeto UCA - Anápolis




­Relatório do 1º Encontro Presencial do Projeto UCA

Nos dias 30/09 a 01/10 do corrente ano, aconteceu em Goiânia, na Universidade Federal de Goiás,nos turnos matutino e vespertino,  o Encontro Presencial para a Formação de Formadores dos NTEs que irão atuar no Projeto UCA.
Participaram da Equipe de Formação Professores da PUC (SP), Maria Elisabeth de Almeida, Maria da Graça Moreira da Silva, Odete Sidericoudes, Angeles Treitero, Katia Alexandra de Godoi durante todos os encontros e a Profª Marilene Andrade Ferreira Borges, no segundo encontro do curso.
No primeiro dia do encontro houve uma Apresentação Institucional, Apresentação do Projeto UCA e Apresentação de experimentos. Fizemos uma exploração guiada dos nets books, foram Desafios de Apropriação Pedagógica e Tecnológica, onde os participantes trabalhando em grupos, através de um roteiro apresentando 06 desafios de aprendizagem por meio da exploração dos laptops.
Foi um momento de aprender a utilizar os recursos disponíveis no laptop e foi trabalhado também, através desta exploração, a interação com os demais colegas de trabalho.
Através desses 06 desafios propostos, de investigação e socialização, aprendemos no 1º desafio a trabalhar o gerenciamento de informações, organizando arquivos e pastas. No 2º desafio, conhecemos e trabalhamos o pacote de escritórios Koffice, com editor de texto (Kword), planilhas eletrônicas (Kspread) e apresentações digitais (Kpresenter). No 3º desafio, trabalhamos o navegador e sistema de busca Firefox. No 4º desafio, trabalhamos a ferramenta Tux Math , que é um jogo educacional com as quatro operações básicas. No 5º desafio, trabalhamos a ferramenta Tux Paint, que é um programa que possibilita desenhar e pintar de uma forma bem criativa. No 6º desafio, trabalhamos a Câmera Digital: WxCam, que é um aplicativo de webcam que permite filmar, fotografar, trabalhar com simetrias, alterar cores e também gravar em diferentes formatos de resolução.
No segundo dia do Encontro, a Professora Marilene Andrade Ferreira Borges falou um pouco sobre o Projeto Uca e suas experiências vivenciadas
nas Escolas do Tocantins. Foi discutido formas de planejamentos das ações e desenvolvimento do planejamento preliminar.
O curso tem uma carga horária de 180 horas e foi explicado pela Equipe do e-Proinfo da Universidade Federal de Goiás, Adelaide Da Silva Carvalho e Elvia Nunes Ribeiro, como trabalhar o curso nesse Ambiente Colaborativo de Aprendizagem.
Os Módulos do curso foram assim apresentados:
Módulo I - Apropriação Tecnológica – 40 H
Módulo II - Web 2.0 – 30 H
Módulo III - Formação dos Professores e Gestores – 40 H (em revisão)
Módulo IV - Elaboração de Projetos – 40 H ( em adaptação)
Módulo V – Construção Compartilhada do ProGITEC – 30 H (em produção)
No final do encontro a Universidade Federal de Goiás, emprestou por 30 dias um Computador UCA, que pertence ao Laboratório de Tecnologias da Informação e Mídias Educacionais – Labtime, para os dois Professores Formadores de cada NTE para um estudo mais detalhado do mesmo.

Professoras Formadoras: Rossani e Kélvia












Relatório do 2º Encontro Presencial do Projeto UCA

No dia 18/11/2010, aconteceu em Goiânia, na Universidade Federal de Goiás, ICB-IV/Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LABTIME, o 2º Encontro Presencial para a Formação de Formadores dos NTEs que irão atuar no Projeto UCA. Estava presente a Professora da PUC (SP), Odete Sidericoudes que falou sobre o II módulo do curso - Web 2.0, que foi um momento para conhecermos as ferramentas de interação da web 2.0 e uso pedagógico da mesma. Ao longo deste percurso nos familiarizamos com o uso de algumas ferramentas interativas, disponíveis na internet, como correio eletrônico, lista de discussão e blog. Segundo o módulo, essas ferramentas foram escolhidas para dar impulso inicial no uso da web 2.0 porque juntam a facilidade de apropriação com a sua alta possibilidade de promover a interação entre pessoas, favorecendo a formação de redes de colaboração e cooperação e construção coletiva de conhecimentos. A proposta de trabalho prevê a vivência de ações pedagógicas com uso destes recursos, a reflexão sobre elas e suas possibilidades para o planejamento de situações de aprendizagem em sala de aula.
Professoras Formadoras: Kélvia e Rossani